Quem somos

Procomum

Nos últimos nove anos,  a  Procomum implementou mais de 300 projetos gratuitos e abertos, impactando diretamente mais de 25 mil pessoas por meio de ações em cultura, tecnologia, educação, cuidado e justiça climática. Entre nossas contribuições mais significativas está o LA Cuida – Laboratório Latino-americano da Economia do Cuidado, lançado em 2022 para cocriar e prototipar soluções sistêmicas de cuidado em toda a região. Em duas edições, apoiamos 19 iniciativas baseadas no cuidado na Colômbia e no Uruguai, oferecendo laboratórios imersivos, financiamento direto e apoio estratégico para o desenvolvimento.

Como parte dessa trajetória, em 2024 co-realizamos o evento Colocando o Cuidado no Centro da Nossa Política no Rio de Janeiro, que reuniu 18 organizações da sociedade civil e 42 participantes — incluindo ativistas, pesquisadores e gestores públicos — para aprofundar o debate sobre o cuidado como agenda política no Brasil.

Em 2025, cofundamos a Aliança de Cuidados, ao lado do Instituto Foz e do Instituto Polis, para consolidar e ampliar a participação da sociedade civil na formulação de políticas nacionais de cuidado. Nossas ações estão alinhadas ao desenvolvimento do Plano Nacional de Cuidados do Brasil e buscam garantir que aqueles mais afetados pela negligência sistêmica — mulheres, pessoas negras e indígenas, comunidades periféricas — tenham voz decisiva nas políticas públicas de cuidado.

Para compartilhar esses aprendizados e aprofundar esse trabalho coletivo, o Instituto Procomum publicou O Cuidado na Construção do Comum, um relatório que registra as experiências de nosso laboratório permanente de cuidados. A publicação destaca como o cuidado é, ao mesmo tempo, uma estratégia política e uma ferramenta prática para a construção de solidariedade e resistência.

Leia aqui: O Cuidado na Construção do Comum

 

LAB Procomum e a Agenda Local de Cuidados

Com sede em Santos (SP), o Instituto Procomum opera o LAB Procomum, um laboratório de inovação cidadã que integra saberes ancestrais, ferramentas tecnológicas e práticas comunitárias criativas. Também atua como uma plataforma para o codesenvolvimento de estratégias locais e sistêmicas de cuidado.

Um de nossos projetos de referência é a Clínica Aberta do Comum, iniciada em 2024 em parceria com a UNIFESP e redes de serviços públicos. A clínica já realizou mais de 300 atendimentos gratuitos para mais de 90 pessoas, com foco em práticas de cuidado coletivo voltadas para populações vulneráveis e trabalhadoras/es do cuidado.

Também estruturamos uma rede colaborativa regional de cuidados que envolve mais de uma dezena de instituições públicas e da sociedade civil, incluindo CRAS, CAPS, NASF, Educafro, Instituto Querô, entre outras. Reuniões mensais e esforços de pesquisa fortalecem a articulação entre serviços e enfrentam questões urgentes como o cuidado de pessoas idosas e a violência de gênero.

Essas ações servem como base para nosso próximo passo: levar a Tenda de Cuidados para o encontro Care & Crisis.

Rádio Savia

Radio Savia es un podcast (serie radial) que nos lleva a conocer historias de la defensa, el cuidado y la sanación del cuerpo-territorio latinoaméricano. 

Celebramos el conocimiento ancestral que resguardan las mujeres entrevistadas y honramos la relación recíproca entre nuestros cuerpos y la tierra. En esta experiencia sonora entretejemos los relatos y voces, la justicia ambiental y las prácticas de sanación enraizadas en diferentes contextos de nuestra región.

Rolar para cima